Onde jogar?



Provavelmente, é o mais usado no mundo todo. Apesar de ter gráficos mais simples e sóbrios, os níveis dos jogadores parecem ser mais confiáveis do que no Janryumon, por exemplo, pois demora-se muito mais para passar de um Dan para o outro, sendo que o nível de exigência de resultados e consistência é maior. É um bom servidor para partidas mais sérias também pelo fato de não oferecer praticamente nenhum tipo de ajuda (pelo que me lembro, a única "ajuda" é na hora de declarar Riichi: as pedras que podem ser descartadas ficam em destaque). Outro ponto positivo fica por conta da mobilidade/versatilidade: você pode jogar em qualquer computador, pois não é preciso instalar nada: basta ter um navegador, acessar o site e jogar a versão on-line gratuitamente, em Flash. Apenas a versão instalável é paga. É possível jogar em smartphones, mas essa versão ainda é beta e, portanto, tem algumas limitações.



Servidor pago, mas um dos mais renomados, em que é possível jogar inclusive com profissionais da liga japonesa de Mahjong. Particularmente, acho que justamente por ser tão famoso, a interface merece uma atualização, pois é um tanto arcaica. Contudo, o verdadeiro potencial do servidor só é aproveitado assinando o serviço: a emoção de jogar com um profissional que você praticamente idolatra e sempre assistia é impagável. Além disso, há diversos eventos que movimentam o servidor e o sistema de níveis deles é interessante, determinado de acordo com a sua média de posições + Rating.



Esse servidor atrai principalmente por conta dos gráficos. Nesse quesito, não há quem possa competir com ele (até o momento, já que o MJ da Sega foi lançado a bem menos tempo e, provavelmente, ainda será melhorado). Porém, a precisão do jogo em si e dos níveis dos jogadores deixa um pouco a desejar e abre margem a dúvidas. Há ajuda para praticamente tudo (destaca a Dora, mostra quantas pedras iguais ou próximas a uma pedra selecionada foram descartadas, mostra suas esperas etc.). O fato de ser pago também atrapalha.



Jogo estilo arcade bastante tradicional e popular no Japão, o MJ EVO agora recebe sua versão para PC, trazendo toda a emoção e efeitos especiais que fizeram sua fama, inclusive inspirando outros servidores, como o próprio Janryumon.



Mais um servidor pago, mas menos conhecido internacionalmente. No entanto, parece popular no Japão. Seu diferencial é a grande quantidade de torneios e campanhas que dão prêmios em dinheiro, inclusive. O último torneio nacional deu até a chance de o primeiro e o segundo colocados no ranking geral jogarem a final ao vivo contra dois profissionais. O site dá alguns pontos por dia, mas talvez não sejam suficientes para quem deseje jogar com regularidade por lá.



Toupaiou - Bem modesto, tanto em questão de quantidade de jogadores e de gráficos. É um servidor mais específico. Creio ter jogado apenas uma ou duas vezes nele.


Yahoo! Mobage - Servidor bem antigo. Lembro de ter jogado algumas vezes nele, mas somente por falta de opção. Hoje em dia, creio que pouca gente jogaria exclusivamente lá. É preciso ter uma ID Yahoo! japonesa.





PC: Para jogar sozinho


Flash Mahjong
(também tem uma versão em inglês)


Provavelmente o mais usado por iniciantes para treinar. A aparência é bem clean, os oponentes têm um bom nível e não é necessário instalar nada. Porém, depois de jogar um tempo lá, sugiro que experimentem os servidores on-line, afinal, jogar com pessoas é totalmente diferente de jogar com máquinas.



3D Mahjong - Versão em 3D do Flash Mahjong. É preciso instalar um programa para rodar essa versão corretamente.


Manzu Mahjong - Mahjong de um naipe só, perfeito para treinar esperas. Outra opção é o Bamboo Mahjong, mas ele é mais "apelativo": Renhou e Chombo são considerados Yakuman.





Celular (iOS e Android) - On-line


Mahjong Fight Club
(apenas iOS)


Jogo bastante popular da Konami, conta com a presença ilustre de profissionais da liga japonesa de Mahjong. Juntamente com o MJ EVO, é uma febre nos arcades do Japão.


MJ Mobile
(apenas iOS)


A nova franquia do MJ da Sega, agora na versão portátil. É possível usar o mesmo ID do jogo para computador, e os dois são basicamente a mesma coisa (pelo menos por enquanto).



Versão para celular, bem fiel ao jogo para PC. Também dá para usar o mesmo ID do jogo para computador, o que é uma vantagem e tanto. Há um modo de Mahjong de uma pessoa só (o objetivo é só bater a mão), que dá pontos para jogar partidas contra outros jogadores.



Os gráficos são bons, era a minha primeira opção para jogar on-line antes de o Janryumon para celular ser lançado. O diferencial é que também há um Rating calculado para jogos contra os computadores e o nível deles aumenta conforme você ganha, o que é uma vantagem para quem joga off-line.



Um pouco mais generoso que a versão de PC com relação aos pontos oferecidos gratuitamente: você ganha 200 pontos diários para jogar. Outro ponto positivo é que é possível escolher para exibir o jogo em inglês.
A PlayNC desativou esse servidor.



Hangame - 麻雀 天極牌 (iOS e Android) - Foi uma das primeiras opções de Mahjong para celular; porém, com as alternativas de hoje, ele acaba ficando um pouco para trás no quesito de gráficos. Por outro lado, tem, provavelmente, mais jogadores ativos do que qualquer outro jogo dessa categoria.


JanNavi (iOS e Android) - Jogo um pouco menos conhecido, que também tem profissionais em seu servidor.





Celular (iOS e Android): Para jogar sozinho



Na minha opinião, esse talvez seja o melhor para jogar sozinho. O diferencial é o nível de personalização que ele oferece, possibilitando escolher entre uma série de regras (dá para escolher com quantos pontos você começa, se tem Wareme, Yakitori, Haku pocchi e várias outras opções). Além disso, há um modo de fases, em que você precisa conseguir pontuações ou atender a condições específicas para passar.



Outra ótima opção para jogar sozinho, considerando o tamanho e os gráficos. Também tem uma interface em idioma inglês. O único ponto fraco, pelo que reparei, é que, apesar de fazerem algumas jogadas boas, os computadores acabam deixando você vencer com mais facilidade em certas ocasiões, por exemplo, não batendo para a rodada acabar em empate.



Mahjong android - Versão para celular do famoso Flash Mahjong, da gamedesign.


3D Mahjong (iOS e Android) - Versão para celular do 3D Mahjong.





Mahjong Ao Vivo



Jogamos mensalmente, sempre no segundo domingo mês, na FunBox (ao lado do Metrô Saúde). Normalmente, há pelo menos três ou quatro mesas. Realizamos torneios em todos os encontros (até agora, já foram 2 torneios e 5 minitorneios) e, os que não quiserem participar, podem jogar em uma mesa separada. Todos são bem-vindos!


Roojin Club (Associação dos clubes de anciãos)


Os jogos acontecem às terças-feiras, das 9h às 15h. É preciso associar-se (mediante pagamento de uma anuidade) para jogar com frequência e é cobrado um valor de R$ 4,00 por dia que você jogar. A maioria dos membros só fala em japonês, o que pode atrapalhar um pouco para quem não sabe o idioma. Mais informações: (11) 3209-5935. Ainda farei um post específico sobre os jogos de lá. :)



Fiquem à vontade para dar mais sugestões nos comentários! :)

3 comentários :

  1. Existe algum modo de instalar o janryumon no celular ainda.??
    Desistalei e esta dando erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Charles!

      Então, a PlayNC decidiu "fechar" o Janryumon mobile...

      Antes, até dava para jogar off-line, mas parece que nem isso dá mais. É uma pena. =/

      Excluir
  2. Quando acabo de descobrir o mahjong hime vejo que o servidor foi fechado.. ; <

    ResponderExcluir