segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Partidas do Torneio Mundial - Parte 1

Como alguns de vocês disseram que gostaram e até conseguiram sentir um pouco do que foi participar do torneio mundial, vou fazer uma espécie de diário contando a minha trajetória no WRC! :)




1º Hanchan - Masato Morishita










Primeiro dia de competição




Jogadores do Hanchan 1





Posição Leste: Profissional Morishita 🇯🇵




Posição Sul: Eigo, jogador japonês
que estava representando a Dinamarca
🇩🇰




Posição Oeste: Anne, uma simpática canadense 🇨🇦




Posição Norte: Amauri (este que vos fala) 🇧🇷



Jogar um torneio mundial é uma experiência única. O nível de concentração e atenção aos detalhes é extremamente alto. Para terem uma noção, comecei a pensar na estratégia para a primeira partida antes mesmo de embaralharmos as pedras: quando vi que meu Shimocha seria ninguém menos que o Profissional Morishita, já fiquei atento, pois não poderia descartar as pedras sem pensar duas vezes, ou acabaria ajudando-o a formar mãos abertas com extrema facilidade. Entenderam a importância de sortear as posições dos jogadores no começo do jogo? ;)

Pois bem, logo na primeira rodada, o Profissional Morishita era o Oya e não perdeu tempo: declarou Riichi por volta do 8º turno.

Minha mão estava em Iishanten com uma pontuação razoável (poderia chegar até 5200 ou Mangan) e espera boa garantida, então descartei o , que era 100% seguro para o Oya. Nisso, o Eigo disse "Ron. Chun, Dora 1, 2600.". Logo vi que o nível ia ser alto, o rapaz fez um Genbari já no começo do jogo!

Se me lembro bem, nas duas rodadas seguintes, levei Ron também: uma mão aberta baixa (1000 ou 2000 pontos, não me lembro ao certo) e outra que ataquei declarando um Oikake Riichi e o Morishita-san bateu.

Nessa hora, cheguei a pensar "Será que vou passar vergonha aqui?" enquanto embaralhava as pedras; todos têm esse tipo de sensação em algum momento (o grande segredo é conseguir se controlar). Mas logo olhei à minha volta e me dei conta de onde estava, em um torneio mundial em Las Vegas, rodeado por tantos outros jogadores que amam o Mahjong. Lembrei do pessoal do grupo, que torcia por mim e pelo Gian, e foi aí que adotei a mentalidade que segui durante todo o torneio: "vou dar o meu melhor e o que acontecer, aconteceu". Já era uma honra imensa estar lá, então, precisava aproveitar e curtir o jogo e viver essa experiência ao máximo, afinal, estava realizando um sonho que tinha desde criança.

Foi aí que consegui me concentrar ainda mais e as coisas começaram a dar certo. Já era a rodada Sul quando bati minha primeira mão, baixa. Depois, consegui uma bem melhor: um Mangan em cima do Profissional Morishita.

O jogo chegou bem rápido até o O-rasu. Ainda restava cerca de uma hora (as partidas tinham limite de 1h30) e eu era o Oya. Sabia que tinha que aproveitar aquela chance. A Dora era o . Na minha mão inicial, já vejo duas: . Era minha chance. Mas quando recebo a mão inicial inteira, ela está extremamente lenta e desconexa. Vejo algumas pedras das pontas... o jeito é ir para o Junchan! Algumas pedras começam a vir, formo um conjunto e eis que consigo uma trinca da Dora. Depois disso, abro a mão com um Chi de e consigo bater por Tsumo alguns turnos depois. Junchan, Dora 3. Oya Mangan. 4000 de cada. :D

Acho que nessa hora ainda estava em 2º, mas já via uma boa oportunidade de passar para 1º... 



O-rasu, Extra 1: a mão veio bem mais tranquila que a anterior. Consigo formar rápido e declaro Riichi com Mentanpin. O que me preocupava era a Anne, que já tinha aberto alguns conjuntos do naipe de Man. Provavelmente era um Hon Itsu, ou pior: Chin Itsu. Porém, se ela atacasse, poderia descartar minha pedra (a espera era ou , se não me engano). Foi o que aconteceu: Mangan, 12300.

Consegui mais dois Renchans com mãos que realmente não me lembro bem, e no O-rasu, Extra 4, o Eigo (meu rival direto, pois estava em 2º com pouca diferença) declara Riichi. Minha mão estava ruim, então o único jeito era ficar totalmente na defensiva (Betaori) e torcer para ele não bater. A rodada terminou empatada, paguei os pontos por não estar em Tenpai e conquistei o primeiro lugar. :)

Foi uma partida tensa e digna de um mundial. Já sabia que seria assim, e acho que foi isso que me deu tanta alegria e motivação naquele torneio: jogar em alto nível e ter que batalhar muito para conseguir um bom resultado.





RESULTADO DA PARTIDA










Depois da partida, é claro que eu tirei uma foto com o profissional Morishita! Hahah!



Autor: Amauri Murai

Créditos da foto da capa: 麻雀豆腐




2 - Rio Toujou →


Nenhum comentário :

Postar um comentário