sexta-feira, 28 de julho de 2017

Adaptação às situações: Introdução

Agora começaremos um assunto muito esperado pelos jogadores que realmente desejam melhorar no Mahjong: a adaptação.

Esse jogo possui inúmeras variáveis, ou seja, há uma infinidade de situações que podem acontecer (ao mesmo tempo, inclusive) e é preciso ter uma resposta diferente para cada caso. Talvez por isso alguns jogadores desistam dizendo que é um jogo de sorte... a verdade é que simplesmente não existe uma jogada padrão que funcionará em todos os momentos da partida. Porém, isso não quer dizer que a habilidade não seja determinante para o resultado das partidas, pelo contrário: é preciso conhecer muitas técnicas para se adaptar a cada novo desafio.

Um dos principais aspectos que diferencia os jogadores de alto nível é que eles conseguem lidar com qualquer tipo de problema da melhor forma possível, aumentando as possibilidades de resultados bons e fazendo de tudo para diminuir as chances de algo dar errado. Não tem escapatória: se quiser jogar bem, terá que pensar e tentar encontrar a melhor forma de responder a cada situação apresentada pelo jogo.

Então, comecem a prestar atenção ao que está acontecendo no jogo e parem de jogar sempre do mesmo jeito, no famoso "piloto automático"! ;)





Conceitos básicos sobre a adaptação






Os iniciantes normalmente jogam pensando só em suas próprias mãos, mas, conforme os turnos vão passando, podemos obter informações sobre a situação do jogo olhando os descartes.

Levando em conta esses descartes, decidimos qual pedra descartar, se vamos abrir a mão ou declarar Riichi, etc. Isso é a adaptação às situações.

Se ficarmos olhando só para nossas mãos, deixaremos de notar informações importantes, o que é uma grande perda. Esse modo de jogar é chamado, pejorativamente, de Eawase.

O Mahjong é um jogo que exige muitas técnicas, mas uma das capacidades fundamentais é saber se adaptar às situações.

Até a maneira de formar as mãos muda de acordo com cada situação.




Por exemplo, como já vimos na série sobre eficiência, todos sabem que um Kanchan é mais eficiente que um Penchan. Porém, dependendo do caso, podemos optar por desmanchar o Kanchan.

Suponhamos que três unidades do já tenham sido descartadas.

Nesse caso, o melhor é manter o Penchan, certo?

Mais que isso: dependendo da situação, podemos até dizer que o correto é descartar o ou o .

Se for o Haitei, por exemplo, é claro que devemos descartar a pedra mais segura. Se o for Genbutsu, devemos descartá-lo nessa mão. Simples assim.

No Mahjong, todas as decisões devem ser tomadas de acordo com a situação específica.

A escolha mais importante nesse sentido é entre atacar ou se defender considerando as mãos dos seus oponentes (o que foi explicado na série sobre Ataque/Defesa).

Agora, veremos como formar nossas mãos de acordo com as situações.





Duas situações



Há duas situações principais que devemos considerar, e elas são bem fáceis de entender.

A primeira é como está a mesa naquela rodada: qual é a Dora, como estão os descartes dos quatro jogadores, quem é Oya é quem é Ko, em qual turno a rodada está, etc.

A segunda é a pontuação atual dos jogadores.

O resultado do jogo é determinado pelos pontos de cada jogador ao fim da partida, então, sempre precisamos prestar atenção à pontuação de todos os jogadores.





Estratégias para cada situação



É muito importante jogar usando estratégias pensando nessas duas situações.

Será que vocês jogam conscientes disso?

Por exemplo, se houver 4000 pontos na mesa por conta dos Riichis declarados nas rodadas anteriores, uma boa estratégia é fazer uma mão rápida para pegar esses pontos extras.

Se o Oya for o primeiro colocado, uma estratégia eficiente é tentar bater uma mão alta por Tsumo. Conseguindo isso, será possível tirar uma diferença de pontos ainda maior por causa do Oya Kaburi.

Acima da velocidade, eficiência etc., devemos pensar na estratégia.




Mesmo em uma mão inicial com essa, podemos jogar de várias formas dependendo da estratégia:

  • Se formos o Oya na Rodada Leste: declarar Kyu Shu Kyu Hai;

  • Se estivermos em último com uma diferença muito grande de pontos, podemos começar descartando o para tentar Kokushi ou Hon Itsu;

  • Se estivermos em primeiro lugar no O-rasu com uma boa margem de segurança, podemos optar pelo Kokushi para poder entrar em Betaori quando quisermos.




Autor: Manboo (Beginner's Luck)



A importância de pensar na colocação →


Nenhum comentário :

Postar um comentário