sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ataque/Defesa - Parte 3

Depois de apresentar a teoria básica, vamos à prática!

Vejam algumas situações que representam bem a mentalidade que devemos ter ao decidir entre atacar/defender.

Quando forem jogar, tentem se lembrar delas e fazer a escolha certa!





Critérios para atacar/defender






No artigo passado, mostramos o que levar em conta na hora de atacar/defender.

Agora, daremos exemplos práticos, de partidas reais, e analisaremos qual a melhor decisão.


Ex. 1:

Leste 2 - Posição Leste - Dora:




Quando vemos essa mão, a vontade é de logo gritar "Riichi!", mas, mesmo sendo um exemplo bem exagerado, vamos analisar os fatores.

Facilidade de bater: Tenpai com espera boa (Ryanmen).

Valor: com o Riichi, a mão sobe para 11600, uma pontuação boa o suficiente.

Nível de perigo da pedra: o não é uma pedra muito perigosa.

Chance de conseguir se defender: só o é seguro.


Analisando todos os aspectos, não há nenhum motivo para não atacar.

O Oikake Riichi é inquestionável.


O próximo exemplo é uma situação em que, claramente, devemos nos defender.





Ex. 2:

Leste 4 - Posição Norte - Dora:




Facilidade de bater: Ryanshanten com uma provável espera final ruim. Abrir a mão também não nos ajuda; portanto, as chances de bater nessa rodada são muito baixas. 

Valor: Riichi, Dora 1. Se tudo der certo, também conseguimos Pinfu.

Nível de perigo da pedra: a pedra menos útil aqui é o , mas ele é perigoso.

Chance de conseguir se defender: além de ter dois Genbutsu ( e ), ainda temos o , que é bem seguro. Isso é suficiente para entrarmos em Betaori.

Além disso, nessa situação, você é o primeiro colocado; o oponente, último. Como nenhum dos fatores é favorável, não há por que sermos teimosos.

Uma boa ideia é descartar primeiro o , porque, se alguém declarar um Oikake Riichi, você terá uma pedra segura para todos.


Até aqui, as situações são bem fáceis de entender; então, tomar a decisão certa é bem simples. Mas, em um jogo de verdade, temos alguns fatores favoráveis ao ataque e outros à defesa, por isso, muitas vezes, é difícil saber qual a decisão certa.





Ex. 3:

Sul 1 - Posição Norte - Dora:




Facilidade de bater: Iishanten com Uke-ire baixo.

Valor: Riichi, Pinfu, Dora (1 a 3), o que é bom o suficiente.

Nível de perigo da pedra: Há muitos Suji que não foram descartados, mas o e o são perigosos. 

Chance de conseguir se defender: temos dois Genbutsu e um Suji, então, provavelmente conseguiremos nos defender.

Além dos fatores básicos para tomar a decisão, como já estamos na Rodada Sul e o primeiro colocado declarou Riichi, podemos ficar tentados a partir para cima para tentar um ataque direto nele e assumir a liderança.

Nessas situações, para hesitarmos menos e tomarmos decisões de ataque/defesa mais sólidas, precisamos de um fator fundamental.

Aqui, sempre recomendamos pensar que o número de Shanten da sua mão é a base para essas decisões.

Na prática, a regra geral é: se for para atacar quando alguém já tiver declarado Riichi, só se sua mão estiver em Tenpai.

Aprendam também que, se estiverem em Iishanten, vocês podem atacar arriscando só uma pedra.

E por que não podemos ir para o ataque com mãos em Ryanshanten ou mais?

Não há como conseguir pontos antes de entrar em Tenpai.

Mesmo indo para o ataque, sua preocupação não é só entrar em Tenpai: talvez você compre alguma pedra perigosa.

Ao descartar uma pedra perigosa quando não está em Tenpai, você só está dando uma chance para o oponente bater.

Mesmo em um Iishanten com duas Doras, a esperança de conquistar esses pontos só ganha vida quando entramos em Tenpai.

A conclusão do exemplo 3 é que, em um Iishanten com esse Uke-ire, não há vantagem em arriscar duas pedras: o melhor é entrar em Betaori.


Teoria

Ao decidir se devemos atacar ou defender, a tendência é usar o número de Shanten como base.

Se estivermos em Tenpai, vamos para o ataque; em Iishanten, arriscamos só uma pedra; em Ryanshanten ou mais, entramos em Betaori.



É muito difícil estabelecer padrões exatos para quando devemos atacar/defender; então, nos próximos artigos, veremos exemplos práticos de partidas de Mahjong com Aka Dora e analisaremos se o correto é atacar ou defender.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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