sábado, 11 de janeiro de 2014

Defesa: Introdução

Ano novo, assunto novo: hoje, começaremos a ver um pouco mais sobre outro aspecto que, para mim, junto com a eficiência, é uma das principais "competências" do Mahjong: ela, a tão negligenciada defesa. Darei continuidade às outras séries, mas decidi já começar a postar alguma coisa sobre esse assunto, que foi o vencedor da votação (com 10 votos).

Muitas vezes, quando estamos com uma boa liderança na partida, não há por que correr certos riscos e, normalmente, quando o fazemos, o resultado é implacável. Porém, para se defender, é preciso saber quais são as pedras seguras e, a menos que o jogador seja extremamente analítico e tenha um senso de lógica fora do comum, não há como perceber todas as sutilezas que os ancestrais japoneses (hahah) determinaram ao desenvolver suas teorias.

Não tem atalho: o jeito é estudar!





Conceitos básicos sobre Defesa






Quando se fala de defesa no Mahjong, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é de segurar apenas as pedras que outro jogador usaria para bater e descartar todas as outras, mas, na prática, isso é impossível. Com a leitura de descartes, até dá para segurarmos as pedras da batida do oponente, só que, na verdade, 30% das outras pedras da nossa mão não têm nada a ver com a espera dele.

Perceber se os seus oponentes estão em Tenpai e saber a hora de defender é fundamental. Evidentemente, se eles não estiverem em Tenpai, não tem como você levar Ron, não importa a pedra que você jogar. Então, a base da defesa é "saber lidar com o Riichi dos oponentes".

O jogador que declarou Riichi está mostrando para todos que está em Tenpai, e não faz sentido dar de mão beijada a pedra da batida dele.



Estratégias de ataque e de defesa

As cinco estratégias podem ser classificadas da seguinte forma:





Se estiver planejando desistir da mão e não levar Ron, a estratégia a ser adotada com certeza é o Betaori.

Se for para tentar bater, a escolha é o Zentsuppa.

Mostramos cinco estratégias, mas, na prática, apenas duas são mais usadas: Betaori e Zentsuppa.

O Sashikomi é usado somente em situações bem específicas.



Betaori

Nesse estilo, você desmancha sua mão, desistindo de bater naquela rodada para ficar exclusivamente na defensiva.

Ele é a base da defesa.

Mais adiante, explicaremos técnicas para ter um Betaori bem consistente.



Mawashi Uchi

Estratégia em que o jogador tenta bater ou ficar em Tenpai ao mesmo tempo que evita levar Ron de outros jogadores.

Como é preciso ter muito conhecimento de leitura de descartes e a formação da mão fica limitada por conta das pedras que você não pode descartar, na minha opinião, é uma técnica muito difícil de dominar.

Pode ser útil no Mahjong de três pessoas, em que há menos pedras, mas talvez não seja tão eficiente no Mahjong com Aka Dora, porque dá para fazer pontuações altas com muita facilidade.



É importante defender

Os iniciantes provavelmente já devem ter ouvido que têm que começar aprendendo o Betaori.

Isso porque é fácil dominá-lo, e essa técnica está diretamente ligada aos seus resultados na partida.

A maioria dos jogadores iniciantes e intermediários ataca demais. Muita gente não vê graça na hora de desfazer a mão para se defender; porém, para melhorar no Mahjong, essa parte da estratégia é indispensável.


Melhorem suas defesas e entrem para o grupo dos vitoriosos! :)



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



Pedras seguras →


Nenhum comentário :

Postar um comentário