quarta-feira, 26 de junho de 2013

Yakus - Parte 4

Na minha opinião, esses dois Yakus são fundamentais para quem quer melhorar seu nível no Mahjong, tanto pelo próprio valor e complexidade deles quanto pela versatilidade de combinar com Yakus básicos e formar mãos bem altas, que podem ser decisivas. Um exemplo clássico é o Mentanpinzumo, Sanshoku, Dora, Dora (Riichi, Tanyao, Pinfu, Tsumo, Sanshoku, Dora 2 — Baiman).

Fora isso, tem a estreia da coluna de estratégia que fala sobre situações que, quem joga bastante, já deve ter passado. O exemplo de hoje é aquela mão que dá a possibilidade de Ittsuu e Sanshoku ao mesmo tempo. O que é melhor fazer nesses casos? Qual Yaku escolher? Qual pedra descartar? Descubram a seguir!





Análise dos Yakus - Parte 4


Na quarta parte da nossa análise, veremos dois belos Yakus do Mahjong.





Sanshoku Doujun (三色同順) - 2 Han
(Em mãos abertas, vale 1 Han a menos)





Dica para lembrar: [a mesma sequência nos três naipes]

Nome popular: Sanshoku

  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Fazer a mesma sequência nos três naipes dá 2 Han.

Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Você pode bater mesmo com a mão aberta.
  • Combinando com Pinfu e Tanyao, dois Yakus básicos, dá para formar mãos altas.



Contras
  • No caso do Sanshoku aberto, fica fácil para os oponentes conseguirem perceber quais pedras você quer. O recomendado é fazer pelo menos uma dessas sequências fechada.
  • Ao declarar um Pon ou Chi, como não dá mais para declarar Riichi, a tendência é que a mão não dê muitos pontos.



Exemplo em vídeo:







Ikkitsukan (一気通貫) - 2 Han
(Em mãos abertas, vale 1 Han a menos)





Dica para lembrar: [sequência do 1 ao 9]

Nome popular: Ittsuu


  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Fazer três conjuntos que formem uma sequência do 1 ao 9 no mesmo naipe dá 2 Han.

Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Você pode bater mesmo com a mão aberta.
  • Combinando com Yakus como Pinfu ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.



Contras
  • Não dá para combinar com Tanyao.
  • Às vezes, a pedra que você usa para bater pode não completar o Ittsuu.


Mão sem Ittsuu:


Dá para ver que a mão tem pedras do 1 até o 9, mas, se tirarmos o par (), a mão fica assim:



Portanto, não há Ittsuu.



Exemplo em vídeo:







Coluna 1
Decisão entre Sanshoku e Ittsuu






Nessa mão, dá para ver a possibilidade de Sanshoku (345) ou Ittsuu do naipe de Sou.





Comprando um :

  • O Ittsuu fica mais evidente.
  • O melhor é descartar .



Comprando um :

  • Ainda há a possibilidade de Sanshoku ou Ittsuu.
  • O melhor é descartar e tentar um Pinfu com a pedra ideal, que formaria o Ittsuu.



Comprando um :

  • Fica difícil fazer o Sanshoku.
  • O melhor é descartar e tentar um Ittsuu.



Comprando um :

  • Fica difícil fazer o Ittsuu
  • O melhor é descartar e tentar o Sanshoku.



Comprando um , há duas opções:

  • Descartar e tentar um Pinfu com a pedra ideal, que formaria o Sanshoku; ou
  • Descartar e optar apenas pelo Sanshoku, que já é garantido.



Comprando um :

  • Ainda não dá para decidir entre o Sanshoku ou Ittsuu.
  • O melhor é descartar e tentar um Pinfu com a pedra ideal, que formaria o Sanshoku.



Em geral, descartar , caso opte pelo Ittsuu esperando a pedra ideal, ou , caso opte pelo Sanshoku, são excelentes escolhas.





Ponto principal dessa coluna

Depois de fazer sua escolha, o importante é dar prioridade a ela.






Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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